Odebrecht

Governo português não comenta lobby de Lula, mas confirma reunião

Gabinete do primeiro-ministro 'nunca comenta' tais encontros

acessibilidade:

O gabinete do primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho evitou fazer comentários, neste domingo, sobre o lobby feito pelo ex-presidente Lula em favor da construtora brasileira Odebrecht, durante um encontro entre ambos em abril de 2014. Lula é investigado pelo Ministério Público do DF por tráfico internacional de influência.

"Confirmamos a audiência com o primeiro-ministro, a 24 de abril, a pedido da embaixada do Brasil em Lisboa, mas nunca comentamos o teor" desses encontros, disse fonte oficial ao jornal Diário de Notícias, de Lisboa.

A informação consta de um telegrama do embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, revelado pelo jornal carioca O Globo. Mesmo sem ter essa intenção, o embaixador documentou e atestou o lobby de Lula "Repercutiu positivamente nos media a recente declaração do ex–presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à RTP no dia 27/04 último, no sentido de que o Brasil deve-se envolver mais ativamente na aquisição de [empresas] estatais portuguesas. O ex-presidente também reforçou o interesse da Odebrecht pela EGF [entidade que gere resíduos sólidos] ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que reagiu positivamente ao pleito brasileiro" num encontro em São Bento a 24 de abril de 2014.

Reportar Erro