Padilha: preconceito contra os cubanos não será tolerado
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) disse nesta segunda-feira (26) que o governo ?não vai admitir preconceito contra os médicos estrangeiros?. Segundo ele, a incitação ao preconceito e à xenofobia contra os profissionais do Programa Mais Médicos não será tolerada. ?Temos que receber de braços abertos médicos e médicas que aceitaram esse chamamento para vir atender à população brasileira que não tem médicos?, disse.
Ele repudiou ainda a declaração do presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes, que pediu aos profissionais locais para não socorrerem erros cometidos por cubanos. ?Essa recomendação é omissão de socorro e é uma afronta ao Código de Ética Médica?, afirmou Padilha. ?Nenhum médico pode se negar a atender ou a socorrer qualquer brasileiro ou brasileira?, completou.
Padilha aproveitou ainda a cerimônia de acolhimento aos 200 médicos estrangeiros que chegaram ao país para pedir desculpas aos alojados em Brasília, onde muitos reclamaram da quantidade de pessoas no local.?Aqui em Brasília estamos programando o deslocamento desses profissionais para outras estruturas para ficarem mais bem acomodados?, prometeu.