Mais Médicos

Governo e associações médicas se reúnem para tratar MP

Eles discutiram pontos da Medida Provisória que criou o programa

acessibilidade:

A medida provisória que criou o Programa Mais Médicos poderá deverá ser votada nesta terça-feira (1º), na comissão especial que analisa pontos do Sistema Único de Saúde (SUS). A comissão também avalia os diplomas de profissionais que se formaram no exterior e vão atuar nas regiões mais carentes do País.

Representantes dos ministérios da Saúde e da Educação e de associações médicas se reuniram nesta segunda-feira (30) com o relator da proposta, deputado Rogério Carvalho (PT-SE), e com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), numa tentativa de acordo, mas não houve consenso entre médicos e o governo.

Os médicos propuseram a realização de concurso para os participantes do programa. ?Não concordamos com o método de contratação por bolsa e solicitamos de imediato o concurso público e a carreira federal disponibilizando esses profissionais para o município?, disse o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira. Ele ainda anunciou ser favorável à criação dessa carreira no prazo máximo de um ano.

O líder Arlindo Chinaglia explicou que não é possível realizar concurso agora, já que o programa está em funcionamento, mas disse que o governo está aberto a discutir a carreira médica. ?Surgiu até uma ideia de se dar um prazo e, a partir desse prazo, os próximos contratados seriam por meio de uma carreira com um piso salarial e um aperfeiçoamento continuado?, disse. Ele ressaltou, no entanto, que não houve consenso sobre esse ponto.

O relator da MP, Rogério Carvalho, justificou que não cabe a ele tratar de carreira profissional em seu relatório. ?Seria vício de iniciativa. Isso é projeto de lei específico de iniciativa do Executivo”, destacou.

Reportar Erro