Escândalo

Governo do DF é que pagará indenizações de empregados de empresas de ônibus

Contribuinte do DF vai indenizar empregados de empresas de ônibus

acessibilidade:

Os deputados distritais aprovaram o projeto de lei nº 1.668/2013 autorizando o governo do Distrito Federal a pagar as rescisões trabalhistas dos rodoviários dispensados pelas empresas que estão deixando o sistema de transporte público. E o pior é que a proposta é do próprio Poder Executivo, que fará o contribuinte assumir a responsabilidade de efetuar o pagamento das indenizações trabalhistas. A conta somente da primeira parcela será de R$ 54 milhões.

O setor de transporte coletivo do DF estava nas mãos das mesmas empresas há décadas, oferecendo serviço de péssima qualidade, com ônibus velhos e mal conservados, além de funcionários mal treinados. Apesar disso, seus proprietários construíram fortunas cobrando tarifas sempre elevadas e consideradas injustas.

Com fama de perdulários e maus pagadores, os donos dessas empresas são bilionários como Nenê Constantino, dono da empresa aérea GOL, e Wagner Canhedo, que chegou a comprar a empresa aérea Vasp até fechá-la, sob acusações variadas, de sonegação de impostos à incompetência administrativa.

A decisão de fazer o GDF pagar as indenizações trabalhistas devidas pelos donos de empresas teve a chancela do Ministério Público do Trabalho, em um entendimento ainda carente de explicações tão suficientes quanto convincentes.

O governo promete “acionar as empresas para recuperar os recursos”, exatamente o setor conhecido por ser mau pagador. Os donos das empresas e seus aliados na categoria de rodoviários comemoraram esse que é um dos maiores escândalos da história recente de Brasília.

O projeto agora segue para a sanção de quem o propôs, o governador Agnelo Queiroz. O pagamento será efetuado diretamente ao trabalhador. Os deputados também aprovaram na sessão de hoje a abertura de crédito suplementar ao Orçamento do DF, no valor total de R$ 54 milhões da primeira parcela de indenização.

Reportar Erro