R$ 4 bilhões

Governo deve subir impostos para bancar uso de termelétricas

Contribuinte pagará a fatura das termelétricas

acessibilidade:

A carga tributária brasileira pode ficar ainda mais pesada, o secretário adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes, afirmou que o fisco estuda medidas de aumento de tributos. A arrecadação extraordinária é para ajudar o Tesouro Nacional a pagar a fatura de R$ 4 bilhões com a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A Receita Federal informou nesta terça-feira (25) que foram concluídos os estudos para aumento de Pis/Cofins de produtos importados e do setor de cosméticos e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de bebidas frias (cervejas, refrigerantes, isotônicos e água) para fortalecer as receitas.

A decisão de aumentar os tributos cabe ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil, Nunes não revela quando o aumento será anunciado. ?Existe uma série de medidas anunciadas. Há cenários que foram apresentados. Mas a decisão é política de quando serão anunciadas”, afirmou. “O ministro (Guido Mantega, da Fazenda) já colocou isso”.

Os aportes à CDE servirão para compensar o aumento dos custos no setor elétrico gerado pela crise energética, que o governo federal insiste em negar. O setor foi duramente afetado pelo acionamento das termelétricas em meio a forte estiagem que castigou o país no começo do ano.

Reportar Erro