Proposta alternativa

Governo avalia tabela progressiva para reajuste do IR

Negociações entre o Planalto e Congresso caminham para uma fórmula progressiva

acessibilidade:

O governo da presidente Dilma Rousseff e parlamentares da base negociam nesta terça-feira uma proposta alternativa para tentar evitar a derrubada do veto que barrou um reajuste de 6,5% na tabela do Imposto de Renda.

Segundo apurou o Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado, as negociações entre o Palácio do Planalto e o Legislativo caminham para uma fórmula segundo a qual a correção seria progressiva. As faixas de renda menores teriam uma correção cheia, igual ou próxima aos 6,5%, enquanto que os trabalhadores com maior remuneração teriam direito a um índice menor, de 4,5%.

Esse arranjo é o que mais agradar a parlamentares do PT e do PMDB, porque é mais fácil de ser defendido politicamente, por preservar os mais pobres. Não está descartado, porém, que o governo sugira um reajuste intermediário único, que seria entre os 4,5% e os 6,5%.

Contornar a derrota é fundamental para Dilma em um momento de conflagração de sua base de apoio no Congresso e diante da necessidade de promover um ajuste fiscal.

O veto da presidente deve ir a voto nesta quarta-feira e a expectativa é que a proposta do governo seja formalizada ainda nesta terça-feira, em reunião do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, marcada para às 11 horas. (AE)

Reportar Erro