Obituário

Governador de Sergipe morre de câncer aos 53 anos, em São Paulo

Marcelo Déda estava lutava contra o câncer havia quatro anos

acessibilidade:

Faleceu às 4h45 desta segunda-feira (2) o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), de 53 anos. Ele estava  no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar de problemas decorrentes de câncer no estômago e no pâncreas, contra o qual lutava há quatro anos. Marcelo Déda estava em seu segundo governo. O vice Jackson Barreto, no cargo desde maio, assume o cargo em definitivo.

Filiado ao PT desde 1980, ele era um dos políticos mais influentes no partido. Foi deputado estadual, duas vezes deputado federal e prefeito de Aracaju. Em 2009, o Ministério Público Eleitoral pediu sua cassação por abuso de poder, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o absolveu.

Déda nasceu em Simão Dias, a 110 km de Aracaju. Era o mais novo dos cinco filhos de Manoel Celestino Chagas e Zilda Déda Chagas. Formado em direito, foi casado duas vezes e deixa a mulher, Eliane Aquino, e cinco filhos – Marcella, Yasmim, Luísa, João Marcelo e Mateus – três do primeiro casamento e dois do segundo.

A presidenta Dilma Rousseff divulgou nota de pesar afirmando que Déda foi um homem que ?exerceu a Política com P maiúsculo? e que teve uma trajetória ?Marcada pela dedicação em transformar para melhor a vida das pessoas, especialmente as mais humildes?. ?Sua trajetória foi marcada pela dedicação em transformar para melhor a vida das pessoas, especialmente as mais humildes?, lamentou. ?Eu perdi hoje um grande amigo, daqueles das horas boas e más. Déda era capaz de recitar poesia, inclusive as próprias, com a força de um grande artista e a naturalidade de um repentista. Ao mesmo tempo, era capaz de aprimorar uma discussão com uma lógica irretocável?, completou. Ela vai ao velório.

Reportar Erro