AVIAÇÃO

Gol ainda atrasa voos. Normalização, só amanhã

Empresa explica que deu prioridade aos voos que estavam previstos para o sábado

acessibilidade:

Depois de registrar grandes índices de atraso e cancelamento de voos durante o dia de ontem (07/12), que geraram longas filas e discussões em alguns aeroportos, a situação ainda não se normalizou nos aeroportos brasileiros. Os atrasos nos voos da empresa aérea Gol devem continuar ao longo deste domingo (08/12), oscilando até 25%, informou a companhia em nota divulgada hoje. A empresa disse estar trabalhando “incansavelmente” para a normalização de suas atividades. Até as 10 horas da manhã deste domingo, os voos domésticos ainda apresentavam um índice de atraso ou cancelamento de 15,2% – 7,8% estão atrasados, 7,4% foram cancelados.

O Aeroporto de Guarulhos, o mais afetado, informou que está operando normalmente e que a maioria dos voos pendentes é da Gol Linhas Aéreas. A empresa resgitrou 15,7% dos seu voos domésticos em atraso, além de 12,1% de cancelamentos em todo o País. Neste sábado a companhia chegou a ser multada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por falhas na prestação de assistência a passageiros, após registrar atrasos em cerca de 40% dos voos previstos. A Gol declarou também que responderá à Anac sobre a autuação recebida . A agência reguladora pode aplicar multa de até R$ 10 mil. No Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, a fila no guichê da Gol nesta manhã chegava até a área externa do terminal, e os passageiros esperavam de uma hora e meia a duas horas para fazer o check-in.

De acordo com boletim divulgado pela Infraero às 12h, a companhia aérea responde por 65 do total de 81 voos atrasados no período, o equivalente a 80,2%. Em rotas internacionais partindo do Brasil, o índice de atraso é de 12,2%, e 6,1% de cancelamentos. Segundo a Gol, a empresa responde pela maior parte dos voos domésticos do país. O boletim da Infraero informa que, até as 12h, 291 voos da companhia estavam previstos. Levando-se em conta este número, o percentual de atraso chega a 22,3%. A TAM, segunda empresa com maior número de voos, tinha 240 decolagens previstas no período, sendo que nove estavam em atraso (3,8%). A empresa também foi notificada pela Anac neste sábado.

A assessoria de imprensa da Gol informa que a demora na normalização se deu porque a empresa deu prioridade, a partir da meia noite deste domingo, aos voos que estavam previstos para sábado. Segundo a empresa, o problema foi desencadeado pelas fortes chuvas que atingiram o eixo Rio-São Paulo na noite de quinta-feira (05/12)”. De acordo com a assessoria, a situação deve ser normalizada  partir do início desta tarde. A expectativa é que o serviço seja estabilizado nesta segunda-feira (09/12).

 

Reportar Erro