política

Gleisi terá de explicar suspeita de fraude da Funai em demarcações

Oposição acusa ministra de dificultar apuração de fraude da Funai

acessibilidade:
min gleisi hoffmann 2
A Comissão de Integração Nacional aprovou nesta quarta-feira (14) proposta do líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (MT),  que convoca a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para prestar esclarecimentos sobre laudos fraudulentos de demarcações de terras indígenas.  A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi convidada para dar explicações ao colegiado hoje sobre o relatório que suspendeu as demarcações no Rio Grande do Sul, mas não compareceu. A Fundação Nacional do Índio (Funai), responsável pelas definições em todo o território nacional, foi denunciada por emitir laudos fraudulentos que determinavam as áreas a serem demarcadas ou ampliadas.
Relatóri da Embrapa demonstra que a maioria das ocupações de índios são recentes. Entregue à Casa Civil, o documento mostra que a intenção do órgão é criar novas áreas indígenas e falsificou laudos que atestam a ocupação antiga dos territórios. Para Leitão, que preside a Subcomissão Especial de Demarcações de Terras Indígenas, essas demarcações equivocadas precisam ser suspensas.
Segundo o deputado, Gleisi Hoffmann tem dificultado a vinda da Embrapa para falar sobre o assunto. ?Há um descaso da ministra da Casa Civil e do próprio governo porque é a terceira vez que a Embrapa desmarca um convite para vir à comissão. Hoje seria um dia para a empresa demonstrar publicamente o seu trabalho confrontando com os laudos das áreas indígenas. E a informação que nós temos é que a ministra tem criado dificuldades para a Embrapa vir à comissão?, afirmou. ?Nós só queremos ouvir a verdade. E se a Embrapa não pode vir, a ministra poderá com sua autoridade demonstrar e apresentar para a comissão o que há de diferente entre os laudos da Funai e os feitos pela Embrapa?, acrescentou.
Reportar Erro