Criação de postos

Geração de empregos aumenta no mês de setembro

Segundo Caged, o mês apresentou melhor resultado desde abril

acessibilidade:

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil teve a criação de mais de 211 mil postos de trabalho formal em setembro. O estudo mostra que a geração de empregos em setembro teve o melhor resultado desde abril deste ano. Somente no mês passado, houve aproximadamente 1,8 milhão de admissões e 1,6 milhão de demissões.

O Caged registrava ritmo mais lento da geração de postos no mercado de trabalho desde maio. Em julho foi registrado o pior resultado para o mês desde 2003, com 61,6 mil novas vagas. No entanto, setembro foi o segundo mês consecutivo de crescimento. Segundo o Ministério do Trabalho, o resultado do mês passado se deve à expansão do setor de serviços, que criou mais de 70,5 mil postos ? 33,4% de todas as vagas formais no mês.

Para o ministério, o bom desempenho foi alavancado pela expansão dos ramos que integram o setor, com destaque para os serviços em alojamento e alimentação (mais de 22 mil vagas), de comércio e administração de imóveis (20 mil) e ensino (9,8 mil).  Os melhores resultados foram constatados nos estados de São Paulo (45,2 mil), Pernambuco (29,9 mil) e Alagoas (16,2 mil). O único estado em que houve fechamento de vagas foi Rondônia, com menos 72 postos de trabalho. O Acre foi o segundo com o pior desempenho (268 postos), seguido pelo Piauí (379).

 

Reportar Erro