Novo comando

General Richard Fernandez Nunes será secretário de Segurança do Rio

Novo secretário chefiou no Rio a ocupação da favela da Maré

acessibilidade:

O general Richard Fernandez Nunes deve assumir o cargo de secretário de Segurança do Rio de Janeiro. Será nomeado ainda o general Mauro Sinott Lopes. O general Nunes vai cuidar da gestão, enquanto o general Sinott vai tratar da operação. Foi ele quem comandou ainda o 5.º contingente da Força de Pacificação no Complexo da Maré, em 2015.

Quando a nomeação for oficializada, a pasta volta para um militar das Forças Armadas, o que não acontecia desde 1999 com o general José Siqueira da Silva, que foi secretário nos primeiros 95 dias da gestão de Anthony Garotinho.

A expectativa é que o anúncio oficial do nome do general Richard Fernandez Nunes aconteça na próxima terça (27).

Currículo

O general Richard Fernandez Nunes é natural do Rio de Janeiro. Desde setembro de 2016, é comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), na Urca. Ele foi promovido de posto nesta quarta-feira, 21, por tempo no cargo, passando de general de brigada para general de divisão, o chamado “três estrelas”.

Nunes formou-se em Artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras e Direito na Universidade do Estado do Rio (UERJ). Ele tem mestrado em Ciências Militares na ECEME e foi professor da Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Em Madri, na Espanha, concluiu o Curso de Altos Estudos Estratégicos no Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional. Serviu em missão das Nações Unidas na Guatemala.

Antes da ECEME, o general coordenou ações de defesa química, biológica, radiológica e nuclear na Copa das Confederações Fifa 2013. Também comandou a 14.ª Brigada de Infantaria Motorizada em Florianópolis (SC). 

Reportar Erro