Petrolão

Foster denunciada ao MPF pelo crime de mentir à CPI

Presidente da Petrobras denunciada por mentir em depoimento à CPI

acessibilidade:
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), membro da CPMI da Petrobras, ingressou na manhã desta quarta-feira (26), no Ministério Público Federal (MPF) com notícia-crime contra a presidente da Petrobras, Graça Foster.
O documento apresenta provas de falso testemunho de Foster durante depoimento na comissão no dia 28 de maio de 2014, cinco dias após um telefonema do presidente da SBM Offshore admitir o pagamento de propina por parte da empresa a funcionários da estatal. A presidente deve responder ao Artigo 342 do Código Penal.
?Quando perguntada se ela tinha informação de que a SBM havia pago propina para funcionários ou agentes ligados, ou servidores da Petrobras, ela tergiversou. Ela mentiu, enrolou e não falou. E quando esteve na CPMI ela já detinha essa informação como a própria estatal revelou diante de nota oficial da empresa?, defendeu Onyx.
O democrata apresenta no requerimento o trecho da nota oficial em que é relatado o fato: ?Em 23/05/2014, através de um telefonema do presidente da SBM, a Petrobras recebeu as informações de que o Ministério Público holandês havia confirmado transferência de valores de uma conta de propriedade de representante comercial da SBM no Brasil para um empregado ou ex-empregado da Petrobras, não identificado.?
Em contradição, as notas taquigráficas de seu depoimento à CPMI revelam uma outra versão, omitindo o tal telefonema ou qualquer informação compartilhada pela empresa holandesa.?A Comissão de Apuração Interna não identificou, na sua esfera de atuação, dentro das atribuições que tinha e que tem, de pagamento de qualquer vantagem a qualquer um dos nossos empregados. A comissão não identificou?, afirmou Graça na ocasião.
Para Onyx, o falso testemunho dado na comissão de inquérito é mais um duro golpe na credibilidade da empresa, o que compromete ainda mais a atual diretoria. Ele defende o afastamento imediato de toda a direção.
?Por todas as evidências que nós estamos comprovando, fica cada vez mais claro que esse grupo diretivo que está na Petrobras continuou mantendo o esquema de corrupção. Se a presidente Dilma quiser dar uma demonstração de que a Petrobras é importante e deve ser saneada para a recuperação, inclusive da imagem da companhia, o único caminho é a demissão de Graça Foster e de toda sua diretoria?, defendeu.
Reportar Erro