Força tarefa

Força-tarefa vai auxiliar juiz responsável pela Lava Jato no Rio

Marcelo Bretas terá mais oito servidores para apoio técnico-jurídico

acessibilidade:

Uma força-tarefa será criada para auxiliar juiz federal Marcelo Bretas, da titular da 7ª Vara Federal e responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro. O magistrado contará com mais oito servidores e três estagiários para darem apoio técnico-jurídico a análise de documentos relativos à operação, além do auxílio da juíza substituta da 3ª Vara Federal de Volta Redonda, Caroline Vieira Figueiredo.

A atuação do grupo terá duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogado conforme pedido de Bretas. A força-tarefa, autorizada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador André Fontes, aumentará o número de servidores da 7ª Vara de 13 para 21.

O pedido de auxílio foi aceito devido ao “grande volume de processos” da Lava Jato e seus desdobramentos recebidos pela 7ª Vara, sendo um deles a Operação Calicute, que investiga o esquema de corrupção liderado pelo ex-governador Sérgio Cabral.

Os processos serão divididos entre Marcelo Bretas e Caroline Vieira Figueiredo de acordo com o assunto. Bretas ficará com os casos e desdobramentos da Lava Jato e Eletronuclear e Caroline com o restante.

A criação de força-tarefa também aconteceu no ano passado, quando o Ministério Público Federal (MPF) iniciou uma ação com procuradores para atuarem nos casos. Inicialmente, os três procuradores atuariam por três meses, portanto ela segue ativa até hoje e já conta com dez procuradores, sendo dois da colaboração.

Reportar Erro