Cinema

Filme 'Olhar de Nise' é selecionado para festival em Trieste, na Itália

É um dos documentários mais premiados no exterior, em 2016

acessibilidade:

O filme Olhar de Nise, de Jorge Oliveira e Pedro Zoca, está entre os treze filmes selecionados para um dos mais importantes festivais de cinema da Europa. O documentário vai encerrar quarta-feira (26), o 31º Festival Del Cinema Latino Americano de Trieste, entre os dias 22 e 30 deste mês, na Itália. Participam do festival filmes da Venezuela, Chile, Colômbia, Brasil, Peru, Paraguai e Argentina escolhidos entre centenas de outros inscritos.

Olhar de Nise está entre os documentários brasileiros mais selecionados e premiados no exterior, em 2016. Foi exibido no Colorado e em Los Angeles (Estados Unidos), Portugal, Inglaterra e agora chega a Itália. Em Portugal recebeu dois prêmios, o de melhor filme do júri popular e o de menção honrosa. No Brasil também foi o melhor do júri popular no festival do Mercosul. Depois da sessão em Brasília no festival de cinema em 2015, e no cine Odeon, no Rio, o filme entra no circuito comercial em várias capitais em novembro e dezembro deste ano.

O documentário leva às telas a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, que se apresenta ao público em uma inédita entrevista realizada em 1977, dois anos antes de morrer no Rio de Janeiro. O filme vem sendo muito elogiado pela crítica e aplaudido em todos os festivais de cinema por onde passou.

Apenas dois filmes brasileiros foram selecionados para o festival de Trieste, um dos mais tradicionais da Europa: Olhar de Nise e Encantados, de Tizuka Yamasaki. Os outros foram:

ALMA di Diego Rougier (Chile)

DAUNA – LO QUE LLEVA EL RÍO di Mario Crespo (Venezuela)

DÍAS DE CLEO di María Elvira Reymond (Chile)

EL SOBORNO DEL CIELO di Lisandro Duque (Colombia)

ENCANTADOS di Tizuka Yamasaki (Brasil)

LA SALAMANDRA di Sebastián Araya Serrano (Cile)

MAGALLANES di Salvador del Solar (Perú)

MANGORÉ, POR AMOR AL ARTE di Luis Vera (Paraguay-Chile)

OLHAR DE NISE di Jorge Oliveira (Brasil)

ONIX di Nicolás Teté (Argentina)

TUS PADRES VOLVERÁN di Pablo Martínez Pessi (Uruguay)

WI: K di Rodrigo Moreno del Valle (Perú)

UN CRIMEN OFICIAL di Daniel Otero (Argentina)

As produções concorrem a sete prêmios: melhor filme, especial do juri, trilha Sonora, público, interpretação, cenografia e fotografia. O festival, que já existe há trinta anos, é um dos mais conceituados da Europa. Ele seleciona filmes, produtores e diretores de toda América do Sul para discutir sobre o que existe de mais importante no cinema no Cone Sul.

Reportar Erro