Mudanças em Angola

Filha do ex-presidente é demitida do comando da petrolífera angolana

Isabel é a mulher mais rica da África e filha de José Eduardo dos Santos

acessibilidade:

O novo presidente de Angola, João Lourenço, decidiu exonerar nesta quarta (15) Isabel dos Santos da presidência do Conselho de Administração da Sonangol, empresa estatal responsável pela exploração de petróleo e gás natural no país africano.

Isabel é considerada a mulher mais rica da África e uma das mais ricas do mundo. Filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, que permaneceu décadas no poder, Isabel será substituída por Carlos Saturnino, a quem demitiu em 2016 alegando má gestão.

A informação foi confirmada pela Casa Civil do Presidente da República, que também confirmou a saída de Saturnino da Secretaria de Estado dos Petróleos para passara a comandar a Sonangol. Em nota, a Casa Civil confirmou a nomeação de Paulino Jerónimo, que até setembro era presidente da comissão executiva da estatal, para o lugar de Saturnino como secretário de Estado dos Petróleos.

As demissões de familiares de José Eduardo dos Santos pelo novo presidente, eleito com apoio do antecessor, tenta conter uma onda de mudança que quase impediu a vitória do candidato do MPLA (Movimento Pela Libertação de Angola), no poder desde a independência do país. Analistas da situação política angolana apostam que as mudanças são realizadas em comum acordo com o grupo do ex-presidente, a fim de permitir que o poder de fato não mude de mãos.

Reportar Erro