Conselho de Segurança

Ministro se encontra nesta segunda com representante da ONU

O ministro brasileiro deve levar a pauta da Rio+20 para a reunião

acessibilidade:

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, se reúne nesta segunda-feira (25) com o  presidente da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), John Ashe,  para discutir sobre a reforma do  Conselho de Segurança da Organização. O Conselho, que é a mais alta instância internacional para debate de temas de paz e segurança, teve a sua importância evidenciada após a crise da Síria. Um grupo formado pelos Estados Unidos, pela Rússia, ONU e a Liga Árabe tentam negociar uma solução para a região.

Segundo o Itamaraty, Figueiredo deve expressar ?firme apoio? à reforma do conselho no encontro com o presidente da Assembleia- Geral. Ainda deve ser abordado pelo ministro temas da agenda internacional, como meio ambiente, sobretudo a implementação das decisões da Rio+20, que foram debatidas na Conferência das Partes (COP-19) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, em Varsóvia, na Polônia.

Os participantes da conferência em Varsóvia criticaram a Polônia pela falta de liderança na condução dos debates, que deveriam criar um Mapa do Caminho para a agenda ambiental pós-2015, quando devem ser estabelecidas novas metas para o Protocolo de Quioto na COP-21, em Paris.

Reportar Erro