Mais agilidade

Ferramenta desenvolvida por peritos da PF ajuda no combate aos crimes de pedofilia

Software acusa se HD periciado contém arquivos suspeitos

acessibilidade:

O Localizador de Evidências Digitais (LED), desenvolvido por peritos da Polícia Federal, é uma das ferramentas fundamentais no combate aos crimes de pedofilia no Brasil. O software é usado em operações por peritos criminais federais e por órgãos de perícia estaduais que estejam atuando em parceria com a PF.

O programa auxiliou, por exemplo, os agentes envolvidos na Operação Glasnost, deflagrada nesta terça (25) pela Polícia Federal. Na segunda fase da operação, a PF cumpriu mandados em 51 cidades de 14 estados brasileiros, onde trinta pessoas foram presas durante. Os investigados produziam e armazenavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até mesmo de bebês com poucos meses de vida.

Como funciona

Nos locais do crime, os peritos conectam o HD suspeito ao LED, que em alguns minutos consegue identificar se o HD tem arquivos suspeitos. Os resultados são apresentados ao perito durante a varredura, o que permite que ações possam ser tomadas antes da conclusão do processo.

“O grande diferencial do programa é a velocidade. No local, o perito não pode ficar horas trabalhando naquele material e em minutos é possível saber se as mídias analisadas contêm material ilícito”, destaca o perito Wladimir Leite, responsável por desenvolver o programa.

Os critérios de busca incluem a verificação de um banco de dados de casos periciados pela DF que contém mais de dois milhões de arquivos ligados à pornografia infantil. O LED consegue ainda identificar nudez em imagens e vídeos.

Reportar Erro