Quebra-quebra continua...

Feridos, professores persistem em protesto na Câmara do Rio

Confronto entre professores e policiais já dura algumas horas

acessibilidade:

Centenas de pessoas que estão encerrando o expediente em escritórios no centro do Rio de Janeiro estão sendo obrigadas a permanecer nos prédios por causa do forte cheiro do gás lacrimogêneo lançado pelos policiais militares contra professores e integrantes do grupo Black Bloc. Os manifestantes protestam contra a votação do plano de cargos e salários do magistério do município, que ocorre em sessão na Câmara de Vereadores, na Cinelândia.

Para dispersar a multidão que se aglomera em frente ao Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara, a Polícia Militar usa bombas de efeito moral, spray de pimenta e cassetetes. Os manifestantes se espalham, mas aos poucos se reorganizam e voltam a se concentrar nas proximidades do Legislativo. Por medida de segurança, o comércio da Avenida Rio Branco fechou as portas mais cedo. A Estação Cinelândia do metrô está totalmente fechada, mas a da Uruguaiana está com acesso aberto pela Rua da Alfândega e a da Carioca pode ser alcançada pela Avenida Rio Branco.

O trânsito para veículos na Avenida Rio Branco e ruas de acesso à Cinelândia está fechado desde início da tarde, o que resulta em um grande congestionamento ao longo da Avenida Presidente Vargas. Com isso, o deslocamento de um quarteirão a outro está levando em torno de 40 minutos. Os pontos finais de ônibus da Praça da República estão lotados.

O fiscal Sandro Costa de Oliveira, da Linha 313 ? Penha/Praça da República ? disse que, depois das 16h30, apenas um ônibus completou a viagem até o centro. O ponto está lotado de passageiros. ?Esses movimentos [manifestações] atrapalham demais a ida das pessoas de volta para casa, porque os ônibus demoram a chegar e saem superlotados?.

O funcionário do Detran Mauro Jorge de Souza, de 56 anos, disse que todos os dias embarca no ônibus na Praça da República, às 17h, para a Penha, na zona norte, e normalmente chega em casa em uma hora. Hoje ele reclamou que já estava no ponto há uma hora. Por causa dos protestos na Cinelândia, dois filmes do Festival de Cinema do Rio, que seriam exibidos no Cine Odeon, também na Cinelândia, foram transferidos para dois cinemas de Botafogo. As sessões serão à meia-noite, para não prejudicar a programação das salas.

EBC

Reportar Erro