Visita histórica

Farc esperam que papa ajude a resolver conflito em Cuba

Narcoterroristas das Farc querem usar o papa na visita a Cuba

acessibilidade:

O comando dos narcoterroristas agrupados nas chamadas "Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)" afirmou esperar que a visita do papa Francisco a Cuba seja também um impulso para as negociações de paz que ocorrem entre os guerrilheiros e o governo colombiano. Homens das Farc e representantes do presidente Juan Manuel Santos discutem, em uma mesa de diálogo estabelecida em Havana, há três anos, uma forma de encerrar o conflito que já dura meio século.

Em artigo divulgado nesse sábado, Carlos Antonio Lozada, integrante da guerrilha narcoterrorista, pediu que os colombianos se inspirem no papa e na retomada do diálogo entre Cuba e os Estados Unidos, mediada por Francisco, para solucionar o confronto. No texto, Lozada afirma esperar que "essa visita papal possa nos trazer novamente uma mensagem de apoio nesse esforço pela paz". O apelo é curioso, na medida em que, supostos "materialistas dialéticos", os narco terroristas agora quem usar o prestígio do papa.

As Farc pediram ao Vaticano que Francisco se reunisse com seus representantes nas negociações de Havana durante a visita à capital cubana que começou nesse sábado. A Santa Sé, no entanto, descartou qualquer intenção de atender ao pedido dos narco teeroristas colombiana, mas reafirmou total apoio às negociações do diálogo de paz.

Reportar Erro