Crise hídrica

Falta de água em SP é fruto de otimismo injustificado, diz ANA

Segundo agência, volume morto do Cantareira está 20% negativo

acessibilidade:

Em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, afirmou que a falta de água no estado de São Paulo é fruto de tratar com normalidade uma situação que já era crítica no começo do ano de 2014. Pelos dados da ANA, seriam necessários 100 m³ por segundo no sistema para continuar com a retirada de 23 m³ por segundo. Essa média de chuvas é superior aos máximos históricos, mesmo nos melhores anos, pelos dados da agência.

Guillo ressaltou ainda que, pelos dados da ANA, o Sistema Cantareira não tem 11% de volume morto como anunciado: ele está com 20% negativo do seu volume. ?A consequência é que você perde o controle do seu sistema hídrico, e fica dependente exclusivamente do regime de chuvas?, disse.

Para Guillo, foi a persistência em olhar para o futuro de maneira otimista que colocou São Paulo numa situação pior do que deveria. ?As decisões deveriam ser tomadas num cenário mais conservador, mas o governo de São Paulo agiu como se estivéssemos num período de normalidade, e não estamos?, disse.

Para demonstrar esse otimismo irreal, Guillo mostrou que, na justificativa enviada à ANA pela Sabesp, empresa responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do Estado de São Paulo, para utilização do volume morto do Sistema Cantareira, a empresa fez uma projeção de 15 m³ de água entrando nos reservatórios para o período logo posterior, mas na realidade a entrada foi de menos de 4 m³. ?Além disso, não podemos fazer administração do volume morto como se ele não fosse para uso em emergência, isso é a projeção de futuro que se adapta às medidas que estão sendo tomadas no curto prazo?, informou.

Indagado se as obras que estão sendo feitas serão suficientes para resolver o problema, Guillo disse que, no curto prazo, apenas chuva e medidas restritivas, como racionamento, são possíveis. ?Dizer que uma obra  resolve é tirar o foco, porque as obras começam agora, mas precisam de dois ou mais anos para entrar em funcionamento. Uma obra que está programada e pode ficar pronta em nove meses em São Paulo está ligando um rio que está seco a outro que também está seco, ou seja, você depende de chuvas?, disse.

A reunião deveria contar com vários gestores do sistema hídrico paulista, como a secretaria de Recursos Hídricos de São Paulo, e as empresas que gerem o sistema, mas todos alegaram outros compromissos e não compareceram. Também faltaram representantes do consórcio que gerencia a bacia que abrange os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Esses são os principais rios que abastecem tanto o Sistema Cantareira de Barragens, que abastece a capital paulista, quanto as maiores cidades do interior, na região de Campinas. (Com informações da Agência Câmara)

Reportar Erro