Bom humor ganha copa

Falcão: ?Sou um dos fundadores do Castelão?

Humorista cearense visitou o Castelão e falou sobre sua relação com o futebol

acessibilidade:

A relação do cantor e ?bregastar? cearense com a Arena Castelão é antiga. No dia 18 de novembro de 1973, quando o atacante Erandir, do Ceará, marcou o primeiro gol do estádio em uma partida contra o Vitória, o jovem Marcondes Falcão Maia, então com 16 anos, estava nas arquibancadas centrais do recém-construído gigante de Fortaleza.

?Lembro bem daquele dia. O Erandir marcou bem ali, naquele gol?, relata Falcão, apontando para a meta do lado direito de quem assiste pela televisão. ?Sou um dos fundadores do Castelão?, brinca o cantor, que é torcedor do Ceará Sporting Club.

O Castelão havia sido inaugurado dias antes, em 11 de novembro, com o Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza. Mas os rivais não balançaram as redes. ?Não vim na inauguração porque havia aquele temor de cair o estádio, por ser o primeiro jogo. Lembro que o teste antes foi feito com saco de cimento no lugar das pessoas?, diverte-se.

Personagem clássico da música e do humor cearense, Falcão visitou a Arena Castelão na manhã desta terça-feira (06.05). Vestido com o tradicional paletó colorido e o enorme girassol na lapela, participou da gravação de um vídeo.

Sorte para a seleção

Falcão garante ser um dos responsáveis por um dos gols mais importantes da seleção na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, quando o Brasil conquistou o tetra. ?Fui à Granja Comary (Teresópolis) antes da Copa e dei uma preleção para o Branco. Falei como ele teria que fazer e ele marcou aquele golaço de falta?, diverte-se, ao lembrar do gol de Branco contra a Holanda, pelas quartas-de-final, que garantiu a vitória do Brasil por 3 x 2.

O cantor lembra que a Copa de 1966, na Inglaterra, foi a primeira que ele acompanhou, ainda menino, na cidade de Pereiro, no interior do Ceará, a 340 quilômetros de Fortaleza. ?Ouvi pelo rádio aquela Copa. Perdemos para Portugal. Foi uma tristeza danada?.

Já em 1970, ano em que a Seleção Brasileira venceu o tricampeonato mundial, no México, Falcão estava em Fortaleza. Havia se mudado anos antes para estudar na capital. ?Assisti a Copa na casa de um vizinho. Na minha não tinha televisão. Era uma época muito legal?, relembra.

Para a Copa do Mundo de 2014, Falcão aposta na equipe de Felipão e comentou que a Arena Castelão traz sorte ao Brasil. Ele cita o confronto contra o México pela Copa das Confederações do ano passado, quando a seleção venceu por 2 x 0, com dois gols de Neymar. O duelo se repetirá na segunda rodada da primeira fase do Mundial. ?O torcedor cearense merece uma praça como essa. E o México que se lasque?, brinca. Portal da Copa

Reportar Erro