Boato e notícia falsa

Fake news pode interferir nas próximas eleições, diz especialista

Notícias falsas sempre existiram; o que muda é a relevância da questão

acessibilidade:

As fake news – boatos e notícias falsas – não são novidades; sempre circularam. No entanto, a questão agora tem mais relevância e pode até interferir nos resultados das próximas eleições no Brasil, alerta o coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio, Pablo Cerdeira.

"A proliferação de notícias falsas e a atuação de robôs na internet podem acarretar problemas nas eleições brasileiras de 2018, a exemplo do que ocorreu nas campanhas americanas e francesas, de Hillary Clinton e Emmanuel Macron.”

Para o especialista, as ações dos que criam e programam as fake news na internet e usam robôs para gerenciar contas automatizadas em redes sociais são fontes de ameaça. As medidas são uma forma de desvirtuar o debate público durante a campanha eleitoral do próximo ano.

A luta contra as fake news acrescenta à discussão sobre liberdade de expressão, que é discutida desde a elaboração do Marco Civil da Internet. "Desde lá fica claro que, para assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, qualquer remoção de conteúdo dependeria expressamente de ordem judicial", afirma Cerdeira.

Reportar Erro