Ainda não escapou

Pizzolato será julgado em fevereiro pela justiça italiana

O MP italiano não concordou com a decisão da Corte de Bolonha que optou por deixar Pizzolato solto

acessibilidade:

Henrique Pizzolato será julgado pela justiça italiana no próximo dia 11 de fevereiro de 2015. Esse será o julgamento final que determinará o destino do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, que foi condenado por envolvimento no escândalo do mensalão.  A justiça brasileira e a italiana recorreram da decisão.

O Ministério Público italiano, não concordou com a decisão da Corte de Bolonha que optou por deixar Pizzolato solto, e negou o pedido de extradição do Brasil, pois considerou que as prisões brasileiras não apresentavam condições de receber o condenado. Desde então o ex-diretor é um homem livre, mesmo depois de ter entrado na Itália, com os documentos falsos de seu irmão, morto há mais de 30 anos.

O MP acredita que o ex-diretor tem que cumprir sua pena no Brasil, discordando também da opinião sobre as condições do sistema carcerário brasileiro. A promotoria italiana alegou que é preciso evitar a generalização sobre as condições das prisões brasileiras, lembrando que todos os condenados do mensalão tiveram a sua segurança garantida enquanto ficaram presos no Complexo da Papuda, na Capital Federal.

Pizzolato foi condenado a doze anos e sete meses de prisão. Em outubro de 2013, com documentos falsos ele fugiu para a Itália. Foi descoberto em fevereiro deste ano, na cidade de Marenello, no norte da Itália, de lá foi encaminhado para a prisão de Módena. Porém, com a extradição negada, ele vive como um home livre.

Reportar Erro