ATENTADO

Explosões deixam 10 mortos e 70 feridos na capital do Quênia

Os artefatos explodiram de forma quase simultânea

acessibilidade:

Pelo menos dez pessoas morreram e 70 ficaram feridas em duas explosões ocorridas no bairro somali de Nairóbi, informou o Centro de Operação de Desastres do Quênia.

A primeira das explosões aconteceu em um “matatu” (as populares caminhonetes do transporte público), enquanto a segunda ocorreu no mercado de Gikomba, e, aparentemente, ambas foram provocadas por bombas artesanais.

Os artefatos explodiram de forma quase simultânea por volta das 14h30 locais (8h30 de Brasília), e os feridos foram transferidos a dois hospitais da cidade nos quais a Cruz Vermelha organizou uma campanha de doação de sangue para atendê-los.

A polícia deteve um suspeito duas horas depois das explosões e, embora não haja mais dados sobre a investigação, tudo indica que poderia tratar-se de um novo atentado terrorista cometido por membros da milícia radical somali Al Shabab.

No último mês de março, outras seis pessoas morreram no bairro somali em circunstâncias similares, e em abril, quatro pessoas morreram na explosão de um carro-bomba em frente a uma delegacia de polícia.

Por causa desses atentados terroristas, o governo do Quênia ordenou a todos os refugiados somalis abandonar as áreas urbanas e retornar aos dois acampamentos habilitados para eles no norte e leste do país.

O Quênia é alvo de ataques desde que, em outubro de 2011, seu exército entrou na Somália devido a uma onda de sequestros em solo queniano que atribuiu a Al Shabab. (EFE)

Reportar Erro