Jango

Ex-presidente recebe honras de chefe de Estado em Brasília

João Goulart é homenageado por ex-presidentes e autoridades em Brasília

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e os ex-presidentes da República participam na manhã desta quinta-feira (14) de cerimônia para receber os restos mortais do ex-presidente, João Goulart, na Base Aérea brasileira, em Brasília. A viúva do ex-presidente, o filho e membros a Comissão da Verdade também participam do evento.  Os restos mortais de Jango permanecem na capital federal até o dia 6 de dezembro para análise forense.

Após 18 horas de trabalhos, o processo de exumação do corpo foi concluído ontem (13), no Cemitério Jardim da Paz, na cidade de São Borja (RS), a 615 quilômetros a oeste de Porto Alegre.  Segundo a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 12 pessoas participaram do processo de exumação. Os profissionais são do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai, incluindo o médico João Marcelo Goulart, neto do ex-presidente.

Além de uma inspeção no mausoléu, foram coletadas amostras de gase na sepultura. A análise forense será realizada  nos laboratórios da Polícia Federal em Brasília.

O objetivo da exumação é descobrir se o ex-presidente foi assassinado. O corpo de Jango foi sepultado no Rio Grande do Sul, sem passar por uma autópsia. Existe a suspeita de que a ditadura do Brasil, da Argentina e Uruguai tivesse articulado a morte de Jango, que teria sido envenenado.

Reportar Erro