Obituário

Ex-ministro Jarbas Passarinho morre aos 96 anos em Brasília

Passarinho também presidiu o Senado e foi governador do Pará

acessibilidade:

Morreu aos 96 anos de idade em Brasília, neste domingo, o ex-ministro, ex-senador e ex-governador do Pará Jarbas Passarinho O velório começa às 13h no Oratório do Soldado, na capital. O enterro será às 16h no Campo da Esperança.

Passarinho fez carreira polícia no Pará e durante o regime militar, mas nasceu em Xapuri, no Acre, em 1920.
Em 1966, Jarbas Passarinho deixou o governo do Pará e foi eleito senador pelo estado pela Arena, partido que apoiava o governo. Durante o mandato, foi convidado por Costa e Silva para assumir, em 1967, o Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Ele participou como ministro da reunião que decretou o Ato Intitucional nº 5, conhecido como AI-5, no dia 13 de dezembro de 1968, e que deu amplos poderes para o regime militar. Na ocasião, Jarbas Passarinho proferiu uma frase que ficou marcada na história brasileira. “Às favas, senhor presidente, neste momento, todos, todos os escrúpulos de consciência”, disse ao justificar por que estava votando a favor do AI-5.

Ainda durante o regime militar, Jarbas Passarinho voltou ao Senado, que presidiu. Voltou a ser ministro da Previdência do governo de João Figueiredo e ministro da Justiça do presidente Fernando Collor, após a redemocratização. Foi casado com Ruth de Castro Gonçalves Passarinho e teve cinco filhos.

Reportar Erro