"Vale" até espionar

Ex-funcionário acusa mineradora Vale de praticar espionagem

Mineradora recebe até treinamento da Abin, garante ex-funcionário

acessibilidade:

O ex-funcionário da Vale S.A. André Almeida acusou nesta quinta-feira (24) a mineradora de espionagem. Segundo ele, a Vale recebe informações privilegiadas e, para tanto, conta com o apoio e treinamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

André garante que há jornalistas, funcionários e lideranças de organizações sociais entre os espionados pela mineradora. Além do treinamento da ABIN, segundo o ex-funcionário, a Vale também recebe propina de agentes públicos. Ele teria vivenciado essas práticas quando trabalhou na área de segurança da empresa.

As declarações foram feitas hoje durante uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Na ocasião, André afirmou ainda que a Vale realizava os monitoramentos antes de ser privatizada, mas que tudo foi intensificado na gestão de Roger Agnelli, entre 2001 e 2011, e continua na atual administração para obter lucro e neutralizar quem tentasse expor as violações de direitos humanos da empresa, a exemplo dos os acidentes nos trilhos da Vale, sempre classificados como suicídios para não pagar multas.

?O que a Vale gasta anualmente para monitorar seus empregados, os movimentos sociais diversos e políticos, poderia ser gasto com as comunidades se ela saísse de seu pedestal e conversasse com os movimentos?, afirmou André que garante ter provas sobre as acusações. ?Foi criado um FBI dentro da Vale, onde pode tudo, se investiga tudo?, concluiu.

A Vale não enviou representante para prestar esclarecimentos sobre as denúncias durante a audiência.

Reportar Erro