Testemunha de Lula

Ex-diretor da PF na era Lula diz que ‘gente do PP e do PT’ indicava nomes

Paulo Lacerda depôs a Moro nesta quarta como testemunha de Lula

acessibilidade:

O delegado Paulo Fernando da Costa Lacerda, diretor geral da Polícia Federal no primeiro governo Lula, afirmou ao juiz Sérgio Moro, nesta quarta-feira, 15, que era procurado por parlamentares que faziam indicações de servidores da PF a cargos importantes na Corporação, ‘normalmente’ para superintendências regionais.

Lacerda, que também dirigiu a Agência Brasileira de Informações (Abin), depôs como testemunha de defesa do ex-presidente Lula na ação em que o petista é réu por supostamente ter recebido propinas de R$ 3,7 milhões da empreiteira OAS.

No entanto, ele negou que a PF tenha sido alvo de intervenções do Planalto enquanto esteve no cargo, entre 2003 e 2007. Por outro lado, revelou ter sido procurado por agentes políticos, ‘normalmente gente do PP e do próprio PT’, “Um ou outro parlamentar às vezes pedia audiência na Polícia Federal e queria indicar o servidor para este ou aquele cargo. Normalmente, um superintendente regional. Vinha conversar comigo e eu dizia que isso não seria possível porque eu já havia acertado com o ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e com o presidente Lula, que não haveria interferência”, relatou.

Ainda em depoimento a Moro, o delegado negou ter tido conhecimento de esquemas de corrupção na Petrobras durante o período à frente da Polícia Federal.

Lacerda disse se lembrar de apenas uma ocorrência envolvendo a petrolífera que chegou a ser apurada pela Abin. “Surgiu um caso na Petrobras que era o desaparecimento de um microcomputador com informações estratégicas da Petrobras em Macaé que dizia respeito a assunto sigiloso e empresarial. Houve até abertura de inquérito. Foi o único caso que eu me recordo”, explicou.

Lacerda ainda afirmou não saber de eventuais vantagens indevidas oriundas de esquemas envolvendo a Petrobrás ao ex-presidente Lula. “Se eu tomasse conhecimento, alguma providência haveria de ser adotada”. 

Reportar Erro