Em meio à crise

Ex-chefe do Exército toma posse como presidente do Egito

El-Sissi foi eleito por 97% dos votos, com participação de 47,45% da população

acessibilidade:

O ex-chefe do exército egípcio Abdel-Fattah el-Sissi foi empossado presidente neste domingo (8) para mandato de quatro anos. Sissi assume o cargo mais alto em uma nação profundamente polarizada que vive uma de suas piores crises econômicas desde 2011.

A posse do oficial do líder de 59 anos foi realizada com menos de um ano após ele derrubar o primeiro presidente eleito livremente do país, o islamita Mohammed Morsi, depois de protestos em massa que exigiam sua renúncia. El-Sissi fez o juramento de posse perante o Supremo Tribunal Constitucional na sede do tribunal, localizada ao lado do Nilo, em um subúrbio ao sul do Cairo, mesmo local onde Morsi, agora em julgamento por acusações que podem lhe render até a pena de morte, foi empossado, há dois anos.

O edifício fica a uma curta distância do hospital militar onde o presidente deposto Hosni Mubarak está sendo mantido. Forçado a deixar o cargo depois de quase 30 anos no poder pela revolta de 2011, Mubarak foi condenado no mês passado por corrupção e condenado a três anos de prisão. Ele também foi criticado por não ter impedido a morte de centenas de manifestantes durante revolta que durou 18 dias.

El-Sissi obteve uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais realizadas no mês passado, recebendo cerca de 97% dos votos, com uma participação de 47,45%. Os aliados de Morsi boicotaram a eleição, que foi declarada livre de fraude, mas manchada pelos meios extraordinários utilizados pelas autoridades para obterem o voto, incluindo ameaça de multa para aqueles que se abstessem, extensão das eleições e viagens gratuitas em trens e ônibus para incentivar os eleitores a viajar para seus distritos natais e votarem.

Reportar Erro