Espanha

EUA espionaram mais de 60 milhões de ligações

Em apenas um dia, os EUA espionaram mais de 3,5 milhões de ligações

acessibilidade:

A Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos EUA espionou mais de 60 milhões de chamadas telefônicas na Espanha entre 10 de dezembro de 2012 e 8 de janeiro deste ano, segundo reportagem publicada pelo jornal espanhol El Mundo. A notícia baseia-se em informações contidas em documentos secretos vazados por Edward Snowden, o ex-técnico terceirizado da NSA que está asilado na Rússia.

De acordo com o El Mundo, um gráfico de barras mostra o fluxo diário de chamadas interceptadas durante o período de cerca de um mês. Apenas no dia 11 dezembro os EUA teriam espionado mais de 3 milhões e meio de ligações registradas em solo espanhol.

Os dados não apresentam o conteúdo das chamadas, mas mostram o número de série dos aparelhos que se comunicaram, o lugar onde se encontravam, o número dos chips de celulares usados e a duração da ligação. O jornal acrescenta que os documentos também contêm informações pessoais obtidas pela internet, por e-mail e em redes sociais como Facebook e Twitter.

Na sexta-feira, depois de participar da reunião de cúpula da União Europeia, o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou que seu governo não tinha evidências concretas de que os EUA espionaram o país. De todo modo, Rajoy disse que iria convocar o embaixador dos EUA para dar informações sobre as acusações de que o governo espanhol estaria entre os alvos de espionagem norte-americana, o que deve acontecer hoje.

Reportar Erro