Sob ameaça de ataque

EUA e Rússia chegam a acordo para acabar com as armas químicas da Síria

Pacto exige que armas sejam removidas do território sírio até metade de 2014

acessibilidade:

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo neste sábado sobre a proposta para eliminar o arsenal de armas químicas da Síria, evitando a possibilidade de qualquer ação militar norte-americana imediata contra o governo do presidente Bashar al-Assad.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciaram o acordo após aproximadamente três horas de conversas em Genebra. Kerry disse que, sob o pacto, a Síria precisará submeter uma “lista abrangente” de seu estoque de armas químicas em uma semana.

O secretário de Estado dos EUA disse em coletiva de imprensa com Lavrov que os inspetores da ONU deverão estar em território sírio até novembro. O objetivo, disse, é a completa destruição das armas químicas da Síria até a metade de 2014.

Kerry afirmou que se a Síria não cumprir o acordo, que deverá ser finalizado pela Organização para a Prevenção de Armas Químicas, enfrentará as consequêncas sob o Capítulo 7 da Carta da ONU, que prevê sanções e ação militar. Não houve acordo sobre quais medidas seriam tomadas. O presidente dos EUA, Barack Obama, se reservou o direito de usar força militar na Síria, disse Kerry.

Reportar Erro