Truculência policial

Estudante de direito diz ter sido torturada por policiais no Recife

Assim é como a estudante de direito define os roxos deixados por supostos policiais

acessibilidade:

Uma integrante de grupos de manifestações e estudante de direito em Recife acusa policiais de tortura e maus-tratos em sua página do Facebook e divulga imagens da suposta agressão. Além da jovem, outra acusação divulgada nas páginas de relacionamento social denunciam que duas pessoas estariam desaparecidas após serem detidas, sem mandados de prisão, por policiais de Recife.

As imagens do rosto da estudante de direito dilacerado são chocantes. Vatsyani Ferrão, de 43 anos, relata ter sido pega na porta de casa às 10h40 da última quinta-feira (22) por dois desconhecidos que a algemaram e a colocaram violentamente no carro deles. ?Eles começaram a me torturar, um dava cotovelada no meu rosto e o outro, com um revólver, me ameaçava. Eles sabiam tudo da minha vida, a placa do meu carro, o meu endereço. Quanto mais eu gritava, mais era torturada?, relata.

A moça conta que seguia aos gritos por uma rua movimentada na cidade, o que chamou a atenção de policiais da CTTU. Os agentes resolveram abordar o carro para ver se algo estava errado. ?E os homens disseram que eram policiais à paisana, que eu estava drogada e por isso eu gritava?, descreve. Ela conta ainda que eles a levaram até a Delegacia do Idoso, onde continuou apanhando. A jovem relata ter feito exame de corpo de delito e denunciado na Corregedoria da Polícia Civil.

Outra denúncia divulgada por uma professora-adjunta da Faculdade de Direito do Recife e do Mestrado em Direitos Humanos na empresa Universidade Federal de Pernambuco, Liana Cirne Lins, é de que duas pessoas estariam desaparecidas depois que homens do Gati as sequestraram. As denúncias estão publicadas na página de relacionamento, Facebook.

Em publicações e comentários, Liana Cirne Lins escreve que ?os atos são muito graves e inadmissíveis, mas seria necessário a identificação deles (os autores) para que denunciemos?. Ela afirma ainda que ?ninguém pode ser preso por ser Black Bloc e menos ainda a partir dessas graves violações de direitos humanos. A grande dificuldade é convencê-los a depor?.

Por meio da assessoria de imprensa, o corregedor Sidney Veras, da Secretaria de Defesa Social (SDS), promete falar sobre as providências a serem tomadas diante da denúncia da estudante de direito . O corregedor também deverá se manifestar sobre outros supostos casos de violência policial envolvendo duas pessoas presentes nos últimos protestos ocorridos no Recife. A denúncia foi feita pelos Anonymous Recife e aponta que uma pessoa mais conhecida como Rasta estaria sumida desde sexta-feira. A outra vítima teria sido um jovem chamado Alê, do grupo Resistência Pernambucana, já localizado. Ele teria sido encontrado desacordado em uma rodovia com sinais de espancamento.

Reportar Erro