Corrupção

Réu oculto, Lula telefona a mensaleiros para manifestar apoio em particular

Livre, Lula diz a Dirceu e Genoino, mas só ao telefone: "Estamos juntos"

acessibilidade:

O ex-presidente Lula, em cujo governo ocorreu o escândalo do mensalão, telefonou ontem para o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e para o ex-presidente do PT José Genoino logo após saber dos mandados de prisão contra. “Estamos juntos”, disse Lula aos antigos companheiros. Réu oculto do processo, Lula nem sequer foi processado.

Ele sempre afirmou que “não sabia” do mensalão, muito embora o esquema de corrupção e compra de votos no Congresso tenha sido criado para beneficiar o seu governo. No processo judicial recém-concluído, ficou demonstrado que a quadrilha se reuniu diversas vezes no Palácio do Planalto para planejar e executar suas ações. O tesoureiro do esquema, Marcos Valério, revelaria depois ao Ministério Público Federal que Lula sempre soube de tudo e que até chegou a se reunir com ele e também pagou-lhe despesas pessoais.

Apesar de manifestar solidariedade, Lula acertou com a presidente Dilma Rousseff uma estratégia para não prolongar o desgaste, segundo mostra o jornal O Estado de S. Paulo deste sábado. Em vigor desde o ano passado no Palácio do Planalto, a lei do silêncio sobre os desdobramentos do mensalão será mantida, sob o argumento de que decisão judicial é para ser cumprida. “Nós temos um acordo de não falar sobre esse assunto”, disse ontem o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral).

Lula passou o feriado em sua chácara, no interior paulista, e foi de lá que ligou para Dirceu e Genoino. Na quinta-feira, ele avisou que não compareceria ao 13° Congresso do PC do B, em São Paulo, pois estaria ali representado por Dilma e por Falcão. A presidente, por sua vez, não mencionou a prisão dos petistas, citada pelo presidente do partido anfitrião, Renato Rabelo.

A partir de agora, Lula, Dilma e o PT farão de tudo para se descolar do mensalão. A frase “quem sou eu para fazer qualquer insinuação ou julgamento da Suprema Corte?” foi a senha dada por Lula, na quinta-feira, para encerrar de vez o assunto.

Reportar Erro