O Grande Irmão

Esquema criminoso praticado contra bancos é alvo da PF

Mandados são cumpridos em São Paulo, Goiás e Distrito Federal

acessibilidade:

A Polícia Federal deflagrou a Operação O Grande Irmão, para desarticular organização criminosa dedicada à prática dos crimes de furto e estelionato qualificado, mediante fraudes cibernéticas, em desfavor de instituições financeiras, nesta quinta (11). Entre as instituições que foram alvo do grupo está a Caixa Econômica Federal.

Agentes cumprem 21 mandados em Goiânia e Trindade, em Goiás, Catanduva (SP) e no Distrito Federal. Entre os mandados 10 são de busca e apreensão, 9 de prisão temporária e 2 de condução coercitiva.

De acordo com as investigações, a organização inseria créditos indevidos em cartões de débito pré-pagos, utilizados para centenas de saques em terminais eletrônicos e pagamentos de compras realizadas em estabelecimentos comerciais – inclusive para aquisição de um veículo de alto valor por um dos suspeitos. Também eram feitas transferências bancárias fraudulentas para contas particulares e de empresas das quais os criminosos eram sócios. O grupo ainda induzia terceiros a realizarem pagamentos de boletos adulterados, cujos valores eram depositados nas contas das referidas empresas.

A PF também apurou que o grupo, que atuava desde 2012, deu prejuízo R$ 1,5 milhões às instituições. Após análise de documentos e bens apreendidos, o valor roubado pode passar para R$ 3 milhões.

O Grande Irmão

O nome da operação faz alusão ao personagem do romance 1984, de George Orwell, em face da ilusória sensação de impunidade por parte dos investigados.

Reportar Erro