Milagre

Especialistas encontram sobrevivente de explosões na China

Homem foi encontrado vivo a 50 metros do epicentro das explosões

acessibilidade:

Um homem com cerca de 50 anos foi resgatado vivo hoje (15) a cerca de 50 metros do epicentro das explosões ocorridas na quarta-feira (12) num terminal do Porto de Tianjin, no Norte da China. O homem foi encontrado por especialistas em guerra química que estiveram, neste sábado, no local do desastre. O sobrevivente foi levado para um hospital da cidade. Até o momento, as explosões causaram 85 mortos, dos quais 21 bombeiros. Há mais de 700 feridos e diversos desaparecidos.

A vítima "estava consciente e conseguia falar", de acordo com os homens que o resgataram. Ontem (14), já havia sido já resgatado dos escombros um bombeiro de 19 anos.

As autoridades chinesas ordenaram a retirada de todos os moradores residentes num raio de três quilômetros do local onde ocorreram as explosões, devido ao receio de propagação de substâncias químicas.

Apesar de o conteúdo específico dos armazéns envolvidos na explosão ainda permanecer desconhecido, especialistas que colaboram na investigação consideram a possibilidade de haver cianeto de sódio, altamente tóxico, no local, entre outros produtos químicos, como nitrato de amônio, nitrato de potássio e carboneto de cálcio.

As autoridades esperam que a colaboração de 70 especialistas em produtos químicos, que se deslocaram hoje ao local, permita conhecer mais dados, verificar o número de vítimas e encontrar mais sobreviventes.

Hoje começou um novo incêndio no armazém. Vários incêndios e explosões de pequena dimensão tinham vêm ocorrendo desde quarta-feira, dificultando as operações de busca e salvamento, mas as autoridades locais tinham dado o fogo como extinto na sexta-feira ao final da tarde.

Maior porto do norte da China, situado a 150 quilômetros de Pequim, Tianjin é a sede de um município com cerca de 15 milhões de habitantes.

Homenagem às vítimas

Em homenagem às vítimas as explosões, o papa Francisco dedicou parte da oração do Angelus, na manhã deste sábado, às vítimas das explosões.

“O meu pensamento dirige-se, neste momento, para a povoação da cidade de Tianjin, na China setentrional, onde algumas explosões na área industrial causaram numerosos mortos e feridos e outros danos”, disse o papa.

O papa falou perante milhares de fiéis, na Praça de S. Pedro, no dia em que se comemora a Assunção de Nossa Senhora. (ABr com informações da Agência Lusa)

Reportar Erro