Livro: O futuro da internet

Escritor compara mídias convencionais e a internet

acessibilidade:

“O futuro da internet: o mundo da dúvida” (Topbooks, 2014), do jornalista Hildeberto Aleluia, que chegou há pouco às livrarias, analisa as questões mais relevantes do complexo mundo da comunicação, onde a internet e as mídias convencionais travam as suas batalhas.

Valendo-se da sua experiência como profissional da comunicação, de uma abundante coleta de dados, e da leitura de autores contemporâneos, o livro de Hildeberto Aleluia possui uma linguagem acessível ao grande público, mas não descuida das informações apresentadas.

Com o advento da internet, as mídias convencionais passam por grandes mudanças a fim de sobreviver, e as consequências são observadas desde já, mas são imprevisíveis para as próximas décadas. De acordo com o autor, o rádio, a TV e o jornal impresso jamais serão os mesmos.

Em termos econômicos, ele argumenta que todas essas mídias sobrevivem graças ao “modelo do negócio” O autor se refere à redução das tiragens, ao declínio no número de leitores de jornais e revistas impressos, e à queda de audiência das TVs e rádios. Esses meios ainda dominam o mercado publicitário e permanecem no topo do faturamento, pois contam om um sistema comercial bem estruturado.

Sobre a briga pela audiência entre a internet e as redes de televisão as coisas não são diferentes: “O You Tube está aí mesmo para tirar o sono da TV”, afirma o autor.

“O futuro da internet: o mundo da dúvida” é dividido em sete partes, cada uma subdividida em vários capítulos, além de conter uma introdução onde o autor discorre sobre a internet e o futuro das mídias.

Reportar Erro