Turismo

Ernesto Guevara March: um guia turístico na rota do pai Che Guevara

Ele também adora motos e oferece (com luxo) a rota do pai, Che Guevara

acessibilidade:

(Por Tiago Henriques, do Diário de Notícias, Lisboa) – Filho mais novo de Che Guevara mal conheceu o pai, mas herdou o gosto pelas motos. Por isso aposta em empresa levará turistas a fazer viagem igual à de 1952… mas cheia de luxos.

Herdeiro do gosto do pai por motos, Ernesto Guevara March, de 49 anos, decidiu proporcionar a cidadãos anônimos a possibilidade de repetirem a mítica viagem de 13 mil quilômetros que o progenitor fez pela América Latina, em 1952, a bordo de uma Norton 39, moto britânica, que se tornou mítica e ficou conhecida como “La Poderosa”.

Apoiado pelo tio Juan Martín Guevara e pelo estado cubano, o advogado de profissão criou uma empresa, La Poderosa Tours, inspirada no nome do veículo, e com ela quer dar a oportunidade aos turistas de todo o mundo de repetirem aquela experiência marcante na vida do mítico revolucionário argentino, que, de resto, deu origem a um livro e ao filme “Diários de Motocicleta”, do diretor brasileiro Walter Moreira Salles.

Apesar de, ao jornal espanhol El Mundo, Ernesto Guevara March não adiantar muitos pormenores sobre o projeto, “porque ainda estão coisas por fechar”, afirmou, já são conhecidas algumas informações sobre o mesmo.

Para cumprir o desejo de Ernesto Guevara March, a empresa adquiriu motos recentes: “Em Cuba ainda há as emblemáticas Harley Davidson, dos anos 40 e 50, mas agora, por questões de mecânica, comprámos uma frota de 12 motos novas para percorrermos Cuba de uma maneira distinta, que é uma tendência em todo o mundo”, revelou Mimí Kohen, administradora da empresa, ao jornal argentino La Nation. “Os tours sairão com dez motos – que podem ser partilhadas – e outras duas em que vão os guias, bem como uma carrinha onde estão os equipamentos e ainda um mecânico especialista neste tipo de motos”, acrescentou o irmão de Che, Juan Martín Guevara.

Estarão disponíveis dois percursos diferentes e ambos se iniciam na capital de Cuba, Havana, incluindo vista para a Fortaleza de La Cabaña, que Che Guevara chegou a ocupar. O de seis dias e cinco noites, denominado Moto Tour Fuser 1 passa por Santa Clara, província em que está um memorial em honra do revolucionário, Trinidad, Topes de Collantes e Cienfuegos. Já Moto Tour Fuser 2, pacote de nove dias e oito noites, vai incluir visitas a Cienfuegos, Trinidad, Topes de Collantes, Cayo Santa María, Santa Clara e Las Terrazas.

Reportar Erro