Eleições 2014

Heráclito Fortes troca o DEM pelo PSB, de Eduardo Campos

Ele quer viabilizar sua candidatura a deputado federal em 2014

acessibilidade:

heraclito

O ex-senador Heráclito Fortes, que esteve ligado ao DEM por vários anos, vai se filiar na noite desta terça-feira (1º) ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), hoje presidido pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos. Heráclito, que se filiará ao PSB ao lado do seu grupo político, pretende disputar uma vaga de deputado federal pelo Piauí, seu Estado.

O presidente do diretório estadual do DEM, José de Andrade Maia Filho, o Mainha, confirma que o ex-senador tenta viabilizar sua candidatura a deputado federal na eleições de 2014. ?O Heráclito alegou que tem receio de que sua permanência no DEM possa prejudicar sua candidatura e que não vai entrar numa aventura política?, afirmou.

Heráclito chegou ao estrelato nacional, na política, integrando o seleto “clube do poire”, de amigos do falecido deputado Ulysses Guimaraes, que apreciava a bebida à base de pera, que regava as conversas políticas de oposicionistas no restaurante Piantella, de Brasília, durante o regime militar. Ele estreou na política durante o regime militar, sendo oficial de gabinete do vice-governador de Pernambuco, José Antônio Barreto Guimarães (1971-1973), e assessor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de 1973 a 1975, entre outros cargos no período da ditadura. Em 1978, ele disputou uma vaga de deputado federal pela extinta Arena e ficou na segunda suplência. Depois, Heráclito passou por diversos partidos ? PP, PMDB e PDT, até chegar ao ex-PFL, que deu origem ao atual DEM. Em 1988, ele teve forte participação na democratização no Brasil e conseguiu ser eleito prefeito de Teresina (PI). Durante o governo de FHC, ele se tornou líder do governo na Câmara dos Deputados.