Fora Dilma

Episódio político mais marcante da história recente do país virou filme

Obra reúne 30 de entrevistas realizadas em doze meses de gravação, além de imagens cenas colhidas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

acessibilidade:

Registro em documentário sobre o episódio político mais marcante da história recente do país, “Impeachment – O Brasil Nas Ruas”, do jornalista e cineasta Beto Souza e do cientista político e produtor Paulo Moura, estreia para convidados em 31 de março, às 19h30, na sede da Fecomercio em São Paulo. 

A obra, integralmente construída em rede, por meio de contribuições voluntárias e crowdfunding, reúne cerca de 30 entrevistados, entre juristas, ativistas e analistas políticos. Dentre os organizadores e mobilizadores ouvidos estão Fernando Holiday (MBL), Rogério Chequer (Vem Pra Rua), Heduan Pinheiro e Rico Ferrari (Movimento Brasil Melhor) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (Movimento Liberal Acorda Brasil); já Miguel Reale Jr., Janaína Paschoal, Hélio Bicudo, Ives Gandra Martins e Cláudio Lamachia apresentam a defesa da constitucionalidade do processo.

O filme ainda conta com a participação de alguns dos principais analistas políticos e econômicos do país, como Augusto de Franco, Luiz Felipe Pondé, Fernando Schuler, Demétrio Magnoli, Igor Morais e Marco Antônio Villa, com enfoques que transitam entre as teorias: social, política e econômica. As gravações das entrevistas começaram em junho de 2016. O documentário se completa com imagens cedidas por ativistas dos movimentos do impeachment e gravadas pela própria produção.

“Impeachment – O Brasil Nas Ruas” propõe ao espectador uma viagem ao futuro e, de lá, um olhar para os fatos ocorridos entre 2013 e 2016 para que ele possa entender o que aconteceu no país nesse período. “A produção enfoca os fatos pelo ângulo da sociedade e dos principais e maiores grupos e movimentos de rua que se mobilizaram pelo impeachment,”, lembra Paulo Moura.

Para desenvolver a narrativa, o documentário divide-se em se seis blocos: corrupção, movimentos, processos no Senado e Câmara, manifestações, argumentos jurídicos e análises. As imagens – cenas colhidas nas ruas por celulares e câmeras dos ativistas – retratam ações em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e publicações em jornais de todo país.

Após a estreia em São Paulo o documentário vai circular o país em circuito fechado com sessões para, movimentos do impeachment, imprensa e convidados. 

Reportar Erro