Braços cruzados

Greve na Empresa de Comunicação do governo federal

Os empregados reivindicam aumento linear salarial de R$ 290,00

acessibilidade:

EBC_greveOs funcionários da Agência Brasil de Comunicação entraram em greve nesta quinta-feira (07). Segundo a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), os empregados não aceitaram a proposta da direção referente à negociação do acordo coletivo. A empresa havia proposto um acordo de dois anos, com reajuste no valor do IPCA mais ganho real de 0,5% em 2013 e outro de 0,5% em novembro de 2014. Para os benefícios, o reajuste seria o IPCA, à exceção do auxílio-creche, que teria reajuste de mais de 11%.

Segundo os relatos de funcionários, na TV Brasil, a maior parte dos concursados paralisaram as atividades, mas a chefia e os repórteres continuam trabalhando. A grande maioria da cinegrafia e da área de edição de imagens também pararam. Os empregados reivindicam aumento linear salarial de R$ 290,00 (tíquete-alimentação/refeição adicional no fim do ano + Vale-Cultura + ganho real de 1% linear divido por todos os funcionários multiplicado por 1,5, que é o período de vigência do acordo proposto); e aumento de 11% no tíquete-alimentação.

?Estamos há dois anos sem ganho real e a empresa nos oferece um aumento de 1% em dois anos e um tíquete-alimentação extra. Os servidores e os sindicatos apresentaram uma contraproposta, mostrando que não estão irredutíveis, mas a direção da empresa não aceitou. Diante disso, a categoria não vê disposição por parte da direção da EBC para tentarmos chegar ao mínimo que os servidores esperam?, disse o presidente do Sindicato dos Radialistas do Distrito Federal, Carlos Alberto de Macedo Paes, conhecido como Carlinhos.

Criada em 2007, a EBC é responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC, Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio, como as rádios Nacional do Rio de Janeiro e de Brasília e as rádios MEC AM e FM. Também opera serviços como o canal de televisão NBr e o programa de rádio Voz do Brasil.

Reportar Erro