Corrupção

Empresa confessa à Justiça dos EUA que pagou propina a oficiais da FAB

Empresa americana confessa que pagou suborno à Força Aérea Brasileira

acessibilidade:

Oficiais da FAB (Força Aérea Brasileira) e integrantes do governo de Roraima receberam propina de uma empresa americana, Dallas Airmotive, que faz manutenção de motores de avião. A empresa concordou em pagar uma multa de US$ 14 milhões por ter desrespeitado leis americanas contra corrupção em países estrangeiros.

dallas

A propina foi paga entre 2008 e 2012 por funcionários e representantes da Dallas Airmotive que faziam negócios na América Latina, segundo informou nesta quinta-feira (11) o jornal “The Wall Street Journal”. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos confirmou o caso e diz que a empresa agora colabora com as autoridades.

Oficiais da força aérea do Peru e de uma província na Argentina também teriam recebido propina. Para repassar o dinheiro, foram fechados contratos com empresas de fachada, entre outros métodos.

Em nota, a FAB informou que soube pela imprensa do acordo firmado entre a Dallas Airmotive e o Departamento de Justiça Americano que cita o fornecimento de propina a militares do seu efetivo. A FAB informou que não recebeu nenhuma notificação oficial do Departamento de Justiça Americano, mas já abriu processo investigativo para apurar o fato denunciado.

 

Reportar Erro