Em meio ao caos, deputado quer visitar presídio no Maranhão
Em meio ao caos nos presídios maranhenses, onde 62 já morreram desde o ano passado, o deputado Domingos Dutra (SDD-MA) vai propor ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) que autorize o envio de um grupo para fazer uma inspeção durante uma semana na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís do Maranhão.
Presidido pela ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o conselho pode fazer recomendações sobre a crise do sistema de segurança pública. Domingos Dutra, que foi relator, em 2008, da CPI do Sistema Carcerário na Câmara dos Deputados, participa do encontro como observador.
Segundo Dutra, a CPI fez várias recomendações, como a adoção de mutirões carcerários a fim de verificar a situação dos presos e dos presídios, a criação de novas comarcas e a adoção de medidas de ressocialização. Ele disse nenhuma das sugestões foi adotada desde então. Adversário ferrenho da família Sarney, o deputado disse que a crise no Maranhão só “explodiu” por causa da questão política.
Dutra defendeu uma intervenção federal no sistema carcerário do Estado, mas sabe das dificuldades porque a governadora Roseana Sarney (PMDB) é aliada da presidente Dilma Rousseff. “Condições políticas têm (para se fazer a intervenção), mas se tem conveniência política é outra história”, afirmou. “Infelizmente o Sarney conseguiu internacionalizar o Maranhão através das tragédias”, criticou. Com AE.