Vantagem ampliada

Em Maceió, Rui tem 54,8% contra 29,1% de candidato de Renan

Tucano tem 30,8 pontos à frente do candidato de Calheiros

acessibilidade:

O primeiro levantamento do Instituto Paraná Pesquisas neste 2º turno sobre a preferência do eleitor por quem deve comandar a Prefeitura de Maceió mostrou o prefeito e candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB) com vantagem 25,7 pontos percentuais em intenções de votos à frente do candidato Cícero Almeida, o Ciço (PMDB). E na simulação de votos válidos distância dilata para 30,8 pontos sobre o candidato apoiado pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).

A pesquisa foi divulgada na noite desta terça-feira (11) pela TV Pajuçara (Record) e mostrou Rui com 54,8% de intenções de votos e Ciço com 29,1% da preferência do eleitorado. Considerando quem não votaria em nenhum, 11,8% e os eleitores que responderam que não sabem, 4,4%, a distância entre os adversários é de 25,7 pontos percentuais.

Retirados esses 16,2 % dos eleitores que seriam considerados brancos, indecisos ou nulos na soma final dos votos, como é feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a simulação de votos válidos colocou o candidato Rui Palmeira com 65,4% e o candidato Cícero Almeida com 34,6%.

Rui Palmeira venceu o 1º turno com 46,86% dos votos, contra os 24,73% de Cícero Almeida.

Cícero mantém desempenho (Foto Divulgação)Tendência mantida

A tendência de queda de Cícero Almeida segue mantida, se comparado seu desempenho com a simulação de 2º turno feita pela última pesquisa do Instituto Paraná, em 28 de setembro, na qual o candidato do PMDB pontuou 29,7% e Rui 53,9%. Com relação a este cenário, a vantagem do candidato tucano sobre Ciço subiu 1,5 ponto percentual.

Quanto à rejeição do eleitor, Ciço lidera com 55,2% da antipatia do eleitor. E Rui obteve 30,9% da repulsa dos maceioenses consultados. Enquanto 13,4% disseram que poderiam votar em qualquer um. 

E entre os que escolheram um dos candidatos para votar, 82,4% responderam que a escolha é definitiva.

Vejas os números: 

O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas foi contratado pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) e registrado no TSE sob o protocolo AL- 05632/2016.

Foram ouvidos 850 eleitores entre os dias 06 e 10 de outubro. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. E o grau de confiança é de 95%. 

Reportar Erro