ALERTA DE TEMPORAIS

Em Maceió, barreiras soterram dez e chuvas deixam Alagoas em alerta

Temporais desde o último domingo (21) mobilizam autoridades

acessibilidade:

O Estado de Alagoas está em alerta por causa da chuva intensa e uma barreira deslizou sobre casas soterrou dez pessoas em grotas de Maceió. A Defesa Civil emitiu alerta de estado de emergência, por causa do excesso de chuvas dos últimos dias e da previsão de mais temporais até este sábado (27).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas de seis pessoas atingidas pela queda de uma barreira sobre uma casa na Grota do Rafael, no bairro de Cruz das Almas, já foram resgatadas com vida. Na Grota do Pau d’Arco, no Jacintinho, três pessoas também foram socorridas. Em meio ao volume intenso de trabalho, cães e militares da corporação ainda procuram sobreviventes e as vítimas resgatadas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Em Maceió, ainda houve quedas de árvores sobre carros, alagamentos, deslizamentos de barreiras e transbordamento da Lagoa Mundaú, nesse período de quadra chuvosa que é a mais intensa desde 2010, na avaliação da Defesa Civil Municipal. Em seis dias, choveu mais de 300 milímetros na capital alagoana. E o acumulado do mês de maio já registra 478 milímetros, quando a previsão era de 380 milímetros.

Foram 300 chamados da população para a Defesa Civil de Maceió, por meio dos telefones 0800 030 6205 e 3315-1437, somente na noite desta sexta-feira (26). E o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, pede que a população que vive em áreas de risco saia de suas casas, para locais seguros. “A situação é de emergência, muito preocupante”, alertou.

Na noite dessa sexta, gestores municipais alinharam o fortalecimento das ações de assistência à população maceioense a partir desse sábado. Participaram da reunião os secretários Ib Brêda (Infraestrutura), Reinaldo Braga (Gestão) Frederico Lins (Iluminação), Antônio Moura (Trânsito), Ivon Berto (Segurança), além de assessores do Gabinete do Prefeito e representantes da Assistência Social e Limpeza Urbana. 

“A previsão é de mais chuva para os próximos dias. Definimos uma força tarefa e as equipes estarão de plantão para atender às demandas dos maceioenses”, declarou o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB).

Veja o registro de um dos transtornos na região da Cambona, publicado pela Gazetaweb:

ALERTA

O dilúvio que não para desde a noite de quinta-feira (25) já causou diversos transtornos na capital, desalojou e isolou famílias no interior do Estado. E o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu Alerta Laranja para o acumulado de chuvas nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Além disso, a Marinha, por meio da Capitania dos Portos de Alagoas, emitiu alerta de ressaca entre as cidades de Salvador-BA, e Natal-RN, com ondas que poderão atingir até 3,5 metros de altura, até a 0h de segunda-feira (29).

Famílias deixam casas em Marechal (Foto: Larissa Bastos/Gazetaweb)

A Defesa Civil do Estado de Alagoas já monitora as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, cenário da pior enchente da história do Estado, em 2010. É grande o volume de água, que já isolou moradores de Atalaia, e desalojou 200 famílias de Marechal Deodoro, que também decretou situação de emergência.

Mais cedo, o governador Renan Filho (PMDB) conversou com a imprensa após retornar do município de Quebrangulo para a capital sob chuva torrencial. “Graças a Deus está chovendo em Alagoas, sobretudo onde mais se precisa: no Agreste, no Sertão, mas também chove em algumas áreas que nos trazem dificuldades e preocupação, como aqui na capital, principalmente para quem mora nas grotas. Está chovendo também na Zona da Mata com muita intensidade e na região Norte com rios a alguns metros acima do nível normal. Todos nós estamos em alerta, principalmente o comandante-geral do Corpo de Bombeiros [coronel Adriano Amaral] e a Defesa Civil”, informou Renan Filho.

A Sala de Alerta Estadual emitiu comunicado com a seguinte previsão para os próximos dois dias: pancadas de chuva forte em grande volume para o sábado, devendo ser menor no domingo. Com a previsão, há a possibilidade de novos deslizamentos pelo fato das barreiras estarem encharcadas após dias seguidos de chuvas intensas.

Ações recomendadas em situações de emergência:

– Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos). 
– Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia. 
– Se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais. 
– Se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras. 
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Reportar Erro