Partido Comunista

Em ato simbólico, deputados cassados em 1948 recebem mandato de volta

acessibilidade:

A Câmara dos Deputados devolveu nesta terça-feira (13), em ato simbólico, os mandatos de deputados federais que foram cassados em 1948, durante o governo do então presidente Eurico Gaspar Dutra. Os parlamentares da época faziam parte do PCB, legenda que teve seu registro cassado. ?[Vamos iniciar] pedindo desculpas pela grave injustiça cometida?, disse o atual presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves. Em seu discurso, Alves disse que a cerimônia acontece graças aos militantes do partido comunista, que até hoje lutam para reaver os direitos perdidos na época. ?Calaram Luís Carlos Prestes, mas não calaram os militantes?, afirmou.

Ao final da cerimônia de devolução dos mandatos, Paloma Jorge Amado ? filha do famoso escritor baiano Jorge Amado ? foi bastante aplaudida ao cantar quatro versos em homenagens aos parlamentares do partido. ?Viva o Partido Comunista do Brasil?, gritaram no Plenário da Câmara. Jorge Amado foi um dos cassados em 1948 junto com outros treze deputados, entre eles alguns nomes históricos do PC do B, como Maurício Grabois, Carlos Marighela, Gregório Bezerra e João Amazonas ? que presidiu a legenda.

O evento contou com a presença de Maria Marighella (neta de Carlos Mariguela), Olga Crispim Bardawil (filha de José Maria Crispim), Paloma Jorge Amado e João Jorge Amado (filhos de Jorge Amado), Luiz Eduardo Magalhães Oest (neto de Henrique Cordeiro Oest), João Carlos Amazonas (filho de João Amazonas) e Carlos Gadelha Grabois (sobrinho neto de Maurício Grabois).

Reportar Erro