MERITOCRACIA

Em Alagoas, MP de Contas atrai 339 para seleção de três comissionados

Oportunidade rara lotou locais de provas, no TC de Alagoas

acessibilidade:

Em um momento raro no serviço público alagoano e brasileiro, uma seleção para a ocupação de três cargos comissionados no Ministério Público de Contas de Alagoas atraiu 339 candidatos, dos 424 inscritos para três vagas com salários de R$ 3,5 mil a R$ 6,5 mil. Os concorrentes compareceram ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, na tarde dessa terça-feira (25) para participar da prova de seleção de dois assessores de conselheiro e um assessor jurídico.

Diante da quantidade de interessados, as provas ocorreram em três ambientes, no auditório, no centro de treinamento e no plenário do TCE de Alagoas. Cinco questões dissertativas foram respondidas, durante as quatro horas de prova, com direito à consulta da legislação não comentada.

O procurador de Contas Gustavo Santos, que coordenou o certame, avaliou o resultado como excelente. “As provas ocorreram sem nenhuma intercorrência grave, tudo dentro do previsto, e acredito que o nosso objetivo de selecionar os candidatos mais aptos aos cargos disponíveis será atingido. O nível está muito bom e a ordem da realização do certame está de parabéns”, destacou.

OPORTUNIDADE

A advogada Laís Barros vê na seleção uma boa oportunidade para ela e os colegas. “Foi uma oportunidade justa porque cargos dessa natureza, não precisam passar por esse tipo de processo seletivo. É muito louvável a iniciativa do MP de Contas em abrir essa oportunidade a todos os advogados e bacharéis em Direito”, destacou a candidata, acrescentando que as questões foram formuladas dentro das matérias disponibilizadas pelo órgão.

Auditório do TCE de Alagoas foi um dos três locais de provaDiego Filedis também parabenizou o Ministério Público de Contas pela iniciativa em abrir a seleção aos profissionais do Direito que estão buscando um espaço no mercado, principalmente, para profissionais recém-formados, como ele, estarem dando os primeiros passos na carreira num órgão que tem credibilidade e o respeito da sociedade.

“O Brasil está passando por um momento que pede mais transparência e essa espécie de prova, essa espécie de chamamento da sociedade para participar dos órgãos públicos valoriza o profissional. A gente se felicita e isso só engrandece a participação de todos”, ressaltou o advogado salientando que, por ser cargo comissionado não haveria a exigência de prova de seleção.

As provas serão avaliadas pelos procuradores de Contas Gustavo Santos, titular da 4ª procuradoria; Pedro Barbosa Neto, titular da 2ª Procuradoria, e Rafael Alcântara, titular da 3ª Procuradoria. “Várias provas tiveram muitas laudas, por isso não temos ainda um prazo definido para o resultado dos aprovados, mas vamos trabalhar para que no menor espaço de tempo tenhamos a lista com os oito melhores candidatos”, frisou Gustavo Santos.

Em Alagoas, o pioneiro nas seleções de comissionados para seu gabinete foi o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB). Uma iniciativa que contrata com a tradição da ocupação de cargos de confiança, em que indicações familiares, de compadrio e de interesses políticos sempre foram os únicos critérios de escolha. (Com informações da Comunicação do MP de Contas de Alagoas)

Reportar Erro