São Luís

Eliziane pede que a PF investigue boato sobre sua desistência

Montagem divulgada indicava suposta desistência de Eliziane Gama

acessibilidade:

A candidata à prefeitura de São Luís pelo PPS, Eliziane Gama, solicitou na tarde desta segunda-feira (12) que a Polícia Federal investigue e descubra os responsáveis pela montagem e divulgação de uma imagem, pelo WhatsApp, de uma falsa notícia jornalística que mostraria uma suposta desistência de Gama do pleito eleitoral.

Eliziane é deputada federal e está entre os três primeiros colocados na disputa para prefeito da capital maranhense.

A notícia crime que pede a apuração dos fatos foi protocolada na Superintendência da PF no Maranhão.

No pedido, os advogados da candidata informam que os criminosos se utilizaram do cabeçalho e o rodapé de uma página de um blog da capital maranhense e introduziram informações mentirosas sobre a campanha de Eliziane Gama. O dono do blog que foi usado pelos adversários políticos para a farsa eleitoral também pediu à Polícia Civil para investigar o caso.

“Tais fatos são indícios suficientes da ocorrência de “Troll Eleitoral”, crime com intuito de propagar falsa matéria, denegrindo a imagem da vítima, sendo necessária a abertura de inquérito policial para a apuração dos fatos noticiados”, sustenta Marlon Reis, ex-juiz federal e um dos advogados que assinam a petição.

E acrescenta: “Trata-se da disseminação de inverdades que acabam desequilibrando o pleito eleitoral, sendo considerado pela legislação Crime Eleitoral”.

Se condenados, os responsáveis por este tipo de crime podem pegar de 2 a 4 anos de detenção, além de multa.

Reportar Erro