'O atoleiro do Brasil'

'Economist' põe Brasil atolado na capa: 'Bagunça'

Edição latina da revista diz que Dilma mentiu ao País na campanha

acessibilidade:

O Brasil está novamente na capa da revista The Economist. Dessa vez, a edição latino-americana traz uma passista de escola de samba em um pântano coberta de gosma verde com o título "O atoleiro do Brasil".

As críticas não se atêm ao PT. A revista afirma que a primeira estrela da América Latina "está na maior bagunça desde o começo dos anos 1990".

A Economist ressalta que, durante a campanha à reeleição, a presidente Dilma Rousseff descreveu a situação do país como positiva, afirmando que o pleno emprego, o aumento dos salários e benefícios sociais estavam ameaçados apenas pelos planos neoliberais de seus opositores. "Após dois meses no cargo, os brasileiros estão percebendo que o que lhes foi vendido era um falso prospecto", diz a revista.

O editorial também afirma que "a economia do Brasil está numa bagunça, com problemas bem maiores do que o governo admite ou que os investidores parecem perceber".

A revista também cita a queda de popularidade da presidente Dilma e a chama de fraca. "Escapar desse atoleiro seria difícil mesmo para uma grande liderança política. Dilma, no entanto, é fraca. Ela ganhou a eleição por pequena margem e sua base política está se desintegrando", diz o periódico.

O Brasil já tinha sido capa da revista em 2009, com a imagem do Cristo Redentor decolando. Quatro anos depois, o mesmo Cristo aparecia em queda livre. No ano passado, a Economist defendeu a eleição de Aécio Neves. 

Reportar Erro