Finalmente

Ditador Robert Mugabe renuncia à presidência do Zimbábue

Decisão ocorre após o parlamento do país começar a o pedido de destituição

acessibilidade:

O ditador Robert Mugabe, à frente do Zimbábue desde 1980, renunciou ao cargo nesta terça-feira (21). A decisão ocorre após o parlamento do país começar a o pedido de destituição do político apresentado por seu próprio partido.

Nesta terça, teve início um processo de impeachment contra o ditador. Na última semana, Mugabe sofreu intervenção militar após demitir o vice-presidente Emmerson Mnangagwa. Ele acabou substituído por Manangagwa. O ditador e sua família chegaram a ficar retidos em prisão domiciliar.

Mugabe apresentou sua renúncia durante sessão extraordinária do Parlamento, na capital Harare. O documento foi lido pelo presidente da Assembleia Nacional, Jacob Mudenda. "Eu, Robert Gabriel Mugabe (…) apresento formalmente a minha renúncia à presidência da República do Zimbábue com efeito imediato", disse o ditator.

Em outro trecho, Mugabe diz que renuncia por vontade própria. "Escolhi me demitir voluntariamente (…) Esta decisão foi motivada por (…) meu desejo de assegurar uma transferência de poder tranquila, pacífica e não violenta.”

Mugabe, de 93 anos, estava à frente do Zimbábue desde a independência do país em 1980.

Reportar Erro