Banco Central

Diretores indicados para Banco Central passam por sabatina na CAE

Maurício Costa de Moura e Paulo Sérgio Neves de Souza são indicados administração e de fiscalização

acessibilidade:

O diretor indicado para a área de Administração do Banco Central, Maurício Costa de Moura, afirmou nesta terça (29), durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que "após dois anos de recessão, os dados confirmam a estabilização da economia".

Moura defendeu ainda a continuidade ao processo de fortalecimento do tripé macroeconômico no Brasil. "Apesar de incertezas, o sistema de câmbio flutuante permanece íntegro. Do lado fiscal, é preciso avançar nas reformas e nos ajustes da economia", afirmou. Ele disse ainda que, mesmo durante fase crítica da recessão, o sistema financeiro brasileiro ajudou a amortecer os choques.

Moura comentou que sua será regida por princípios da motivação e eficiência. "Como discente e como docente, sempre atuei na área de Administração", lembrou, ao falar de sua carreira e de sua atuação no BC.

Fiscalização

O outro diretor indicado a se apresentar foi Paulo Sérgio Neves de Souza, para a área de Fiscalização. Segundo ele, o sistema financeiro conseguiu absorver as adversidades, evitando que a recessão atingisse o setor bancário.

Segundo Neves de Souza, o pior momento foi ultrapassado, embora ainda que tenhamos um ambiente desafiador. "As ações do BC permitiram um sólido processo de queda da inflação, o que permitiu a baixa da Selic”, afirmou em sua sabatina. Paulo comentou ainda sobre a existência do robusto arcabouço regulatório e afirmou que a experiência acumulada nos últimos anos será importante para a trajetória da Diretoria do BC.

Maurício Costa de Moura e Paulo Sérgio Neves de Souza, indicados para os cargos de diretor de Administração e diretor de Fiscalização do Banco Central, respectivamente, passam nesta terça por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Eles substituirão no BC os atuais diretores Anthero de Moraes Meirelles e Luiz Edson Feltrim. Após a aprovação na CAE, os nomes de Souza e Moura serão submetidos ao plenário do Senado. (Com informações do Estadão Conteúdo)

Reportar Erro